domingo, 5 de outubro de 2008

Autorun Eater



Autorun.inf é um arquivo de texto comum que “comunica” ao Windows que um CD inserido pode ser automaticamente executado. O Windows procura este arquivo e executa as ordens contidas nele. Infelizmente, este tipo de arquivo também é utilizado para a propagação de vírus.

Os malwares se aproveitam deste mecanismo. Afinal, se o Autorun.inf é capaz de executar um aplicativo, por que não executar um vírus? A maioria dos antivírus elimina os malwares envolvidos, mas não elimina o arquivo autorun.inf.

Por isso, o Autorun Eater escaneia e remove arquivos autorun.inf suspeitos em todos os drives e em tempo real. O escaneamento pode ser ativado ou desativado de acordo com sua vontade através de atalhos do teclado, e os resultados são salvos em logs.

O programa também é capaz de adicionar e remover aplicativos da lista de inicialização com o Windows e consertar três entradas de registro comumente desabilitadas por malwares.

COMO USAR

Quando você inicia o Autorun Eater, você vai perceber um ícone na barra de sistema (a barra do relógio). Posicionando o mouse sobre este ícone, você vai ver o aviso “Right click to start...” Clicando com o botão direito do mouse, um menu aparece com várias opções, entre elas:

“Registry Fix”, que oferece três possibilidades:

  • “Fix Task Manager”: para reabilitar o gerenciador de tarefas do Windows.
  • “Fix Regedit”: para reabilitar o editor de registro.
  • “Fix Folder Options”: para reabilitar as opções de pastas do explorer.


  • “Start”: para começar a escanear por arquivos do tipo autorun.inf e automaticamente removê-los. Para cada arquivo removido, uma cópia será feita.

    “Stop”: pára o escaneamento.

    “Pause/Unpause”: pausar o escaneamento. É possível retomá-lo através da tecla Pause.

    “Scan Priority”: há duas prioridades à sua escolha:

  • “Normal”: a prioridade padrão, recomendada para todos os sistemas, velhos ou novos.
  • “High”: escolhendo esta opção, arquivos autorun.inf podem ser encontrados mais rapidamente, mas este modo não é recomendado para todos os sistemas, especialmente os mais limitados.


  • “Scan Results”: aqui é onde os resultados das buscas são salvos. É aqui que você sabe qual drive foi limpo, assim como data e hora. Há duas opções:

  • “View Log”: toda vez que um arquivo é deletado, um arquivo de log é criado. Recomenda-se não modificar esses arquivos.
  • “Delete Log”: se o log ficar muito grande, você pode acessar esta opção para deletá-lo ou você pode removê-lo do diretório principal.


  • “Add Billy to System Startup” e “Remove Billy From System Startup”: adicionar o Autorun Eater à lista de inicialização do Windows, para que o programa seja executado automaticamente.

    “Exit”: para sair do programa.



    Pode baixar gratuitamente o programa aqui!