quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

ALSee



ALSee é um programa para visualização, gerenciamento e edição de imagens, que funciona de maneira simples.

Com ele, você poderá acessar mais facilmente às fotos presentes em seu PC, criar filmes com música e apresentação de slides com suas imagens em poucos minutos.

Suas imagens não serão mais as mesmas

Com o ALSee, você poderá acessar editar suas imagens com pouca dificuldade. Obviamente ele não possui tantos recursos de edição como o Photoshop ou mesmo o The GIMP, mas já dá para quebrar um galho para quem quer alguma edição simples e de qualidade, sem que para isso tenha que saber usar ferramentas avançadas.

Ao abrir uma imagem através do programa, vá em Tool > Photo Edit e então será aberta uma nova janela, a do editor de imagens. Você pode acessar esta função também clicando sobre a imagem e depois selecionando a opção “Editor”, na barra que fica à base do programa.

No editor, você encontrará ferramentas para redimensionamento, cortar, alterar as cores, escrever, adicionar balões de diálogo e pensamento, adicionar bordas, adicionar estampas, remover olho vermelho e, finalmente, para alinhamento horizontal. São nove opções para você dar mais qualidade e beleza às suas imagens.

Criando filmes

Com o ALSee, você poderá criar filmes com fotos e música em poucos minutos, apenas selecionando as imagens e a música. O programa insere automaticamente efeitos de transição e junta tudo isso em um ótimo resultado final. Para fazer isso, mova as imagens para a barra à base da tela, que é a “Photo Library” (Biblioteca de fotos) e clique no botão “Movie”.

Quando uma nova tela surgir, habilite a opção “Use background music” para então encontrar em seu computador uma música para servir de tema para seu “fotoclipe”. Na próxima tela, você definirá o tempo de exibição de cada imagem em seu vídeo e também opções quanto à qualidade do clipe.

Edição de arquivos em massa

O ALSee possui ainda um recurso para a alteração de arquivos em massa. Ele funciona da seguinte maneira, você deve adicionar as imagens que deseja alterar à biblioteca de fotos e então clicar em “Batch Edit”. Nisso, será aberta uma nova janela, na qual ése deve definir as alterações a serem realizadas.

São quatro tipo de alterações que podem ser feitas de uma única vez nas suas imagens: Redimensionar ("Resize a picture"), Rotacionar ("Rotate a picture"), Rename picture ("Renomear") e, por fim, Converter ("Convert/Save picture format"). Siga adiante e então altere manualmente os valores, de acordo com sua necessidade.

Pode baixar gratuitamente o programa aqui!

Nota: Dica do Manuel Gouveia (Manuel Alves EB1/PE do Lombo Segundo).