sábado, 14 de maio de 2011

Chamilo

A história do Chamilo 2.0 pode ser seguida para trás até 2000 e o projeto Claroline. Baseado em suas próprias experiências e necessidades específicas que envolvem e-learning, a Universidade Católica de Louvain (Université Catholique de Louvain - UCL) começou a desenvolver um novo Sistema de Gestão de Aprendizagem de código aberto (LMS open-source), que logo atraiu muitos outros interessados.

No início de 2004 ocorreu uma divisão na comunidade Claroline e o projeto D0ke0s foi iniciado, tendo sua construção realizada sobre os alicerces do Claroline e focado na facilidade de uso. Após o lançamento inicial, o novo LMS passou a ser adotado gradualmente por instituições como Hogeschool Gent, Vrije Universiteit Brussel (VUB), Universiteit Gent e Erasmushogeschool Brussel (EhB).
Ao longo dos anos, Hogeschool Gent, apoiado por Erasmo e VUB, começou a desenvolver o conceito “2.0" como a etapa lógica seguinte no e-learning. No decorrer dos anos, numerosas instituições se juntaram ao projeto. No início de 2010, toda a equipe 2.0, juntamente com a maioria das pessoas envolvidas com a ramificação 1.8, decidiu começar um novo projeto chamado Chamilo.
O objetivo era fazer o Chamilo 100% open-source (GPLv3) e começar uma associação que controlasse a marca e aberta a todos os colaboradores. Chamilo como um projeto foi lançado em 18 de janeiro de 2010, com a Associação Chamilo sendo formalmente lançada como uma organização sem fins lucrativos em junho de 2010.
Dizer que Chamilo 2.0 é diferente do Chamilo 1.x seria uma meia verdade, como a ramificação 2.0 estar seguindo um caminho radicalmente diferente do projeto legado.


Pode fazer o download gratuitamente aqui!

Dica: José Sousa - Caniço