domingo, 12 de outubro de 2008

Easy HTML Autorun Builder


O Easy HTML Autorun Builder é uma aplicação concebida para a criação fácil de menus Autorun para CD/DVD baseados em HTML, que permitem um acesso rápido aos ficheiros e documentos existentes. Os menus criados correm automaticamente cada vez que introduzir o CD/DVD na CD/DVD-ROM. A shell do menu do CD executável corre na base do sistema ‘MS Internet Explorer’ para versões 4.0 ou superiores. Tal torna possível exibir correctamente quaisquer páginas HTML com qualquer grau de complexidade de estrutura sem qualquer tipo de limitação e com tamanho reduzido do ficheiro executável. Também suporta algumas características adicionais necessárias a um trabalho confortável com ficheiros e documentos locais; por exemplo, pode abrir todos os documentos nos programas pré-definidos, correr ficheiros executáveis directamente ao clicar hiperligações em páginas HTML carregadas, usar qualquer Comandos Especiais para abrir pastas no Explorador do Windows e fechar a janela do programa directamente a partir da página HTML (os detalhes encontram-se descritos na ajuda do programa).

O pack da distribuição de Easy HTML Autorun Builder contém:

  1. O ficheiro executável do ‘Easy HTML Autorun Builder’ (builder.exe), que permite configurar todas as definições da Shell de Arranque do ‘Easy HTML Autorun’ e que copia todos os ficheiros necessários para a pasta seleccionada que contém os ficheiros e pastas a serem escritos no CD/DVD;
  2. A shell de arranque do ‘Easy HTML Autorun’ (htmlautorun.exe), que corre na base do sistema ‘MS Internet Explorer’ para versões 4.0 ou superiores. Na distribuição, é também utilizada para exibição da ajuda do programa;
  3. Ficheiros adicionais: ícones para exibir os CD/DVD escritos colocados na CD/DVD-ROM, a ajuda do programa, etc.

Antes de iniciar a trabalhar com o programa, deverá:

  1. Colocar todos os ficheiros e pastas preparadas para grava no CD numa pasta em separado de forma a que a sua estrutura corresponda ao pasta de raiz ao criar o CD/DVD. É nesta pasta que serão colocados os ficheiros criados pelo ‘Easy HTMl Autorun Builder’ e que são necessários para o funcionamento do autorun.
  2. Criar a página HTML de Início para obter acesso fácil a todos os ficheiros colocados no pasta de raiz e subpastas do futuro CD/DVD.
    Nota: Para criar a página HTML referida pode utilizar o nosso outro produto ‘Easy Index Generator’, que permite a criação personalizáveis de hierarquias de links para os ficheiros seleccionados.

O trabalho com o programa é efectuado no Autorun Builder. Os passos encontram-se descritos abaixo:

  1. Escolha a página HTML de início que permite acesso a todos os ficheiros e documentos da pasta escolhida;
  2. Escolha uma pasta de projecto com os ficheiros e pastas que pretende escrever no CD/DVD;
  3. Seleccione um ícone para exibir no Explorador do Windows e na barra de título da janela do menu do CD quando colocar o CD/DVD criado na CD/DVD-ROM;
  4. Defina a configuração da janela do menu do CD quando iniciar a partir do CD/DVD.

Após todos os passos basta pressionar no botão ‘Criar’ no fundo da janela do Autorun Builder (que fica activado após escolher a página de inicio do projecto). Na pasta escolhida serão adicionados alguns novos ficheiros:

  1. Ficheiro de comando de auto-arranque autorun.inf;
  2. Shell executável HTMLAutorun.exe;
  3. Ficheiro de configuração da shell htmlautorun.cfg;
  4. O ícone seleccionado com extensão .ico (que não será adicionado se estiver seleccionado para exibição o próprio ícone da shell).

Após criação do projecto é activado o botão ‘Testar’ no fundo da janela do Autorun Builder que permite correr o ficheiro executável da shell directamente a partir da pasta do projecto com a configuração estabelecida.

Quando tudo estiver pronto tudo o que terá de fazer é fechar o programa e gravar todos os ficheiros e subpastas da pasta do projecto para um CD/DVD com qualquer tipo de software de gravação (o próprio Windows XP inclui um Wizard de gravação de CDs).





Pode fazer o download gratuitamente aqui!