Há diversos programas de áudio que são muito lentos, pelo menos em relação ao carregamento das músicas. As bibliotecas de mídia funcionam vagarosamente e os arquivos somem do HD quando você os exclui apenas da lista de reprodução. O MediaMonkey promete rapidez, organização, compatibilidade e alta funcionalidade.
Importando e organizando as suas músicas
Normalmente o MediaMonkey já abre uma janela para que você importe as suas músicas automaticamente. Caso contrário, você pode fazer isso indo no menu Arquivo > Adicionar Faixas no Catálogo. Basta então que você selecione quais as pastas em que será feita uma busca por arquivos de áudio.
O programa irá carregar os seus arquivos rapidamente (a não ser que você tenha importado muita música). Depois você notará que todas as músicas estarão separadas em diversas categorias no lado esquerdo da tela, em uma estrutura de árvore. Você poderá escolher por título, álbum, artista, ano, gênero dentre outros vários tipos de classificação.
Um recurso muito interessante é o fato de você poder atualizar as Tags das músicas (dados que ficam dentro dos arquivos de áudio com informações de artista, álbum etc.). Basta selecionar as faixas, clicar com o botão direito e escolher para atualizar pela Internet ou pelo nome do arquivo. O MediaMonkey baixará as informações para você automaticamente.
Soltando o som
Para ouvir uma música, é só dar um clique duplo sobre a faixa. Outra opção é clicar com o botão direito e selecionar a opção Reproduzir Agora. Isso é muito útil para ouvir álbuns e artistas inteiros.
Na parte de baixo da tela você acompanha o andamento da reprodução, podendo pausar, avançar ou retroceder para outras faixas. Também é exibido o título, artista e álbum. Mais para a direita, você pode ativar o recurso de reprodução contínua e aleatória. Outra função é o equalizador. No canto você verá uma imagem do álbum e o controle de volume.
Pode fazer o download gratuitamente aqui!