Java Runtime Environment (JRE) significa Ambiente de Tempo de Execução Java, e é utilizado para executar as aplicações da plataforma Java. É composto por bibliotecas (APIs) e pela Máquina Virtual Java (JVM). Ele contém as ferramentas necessárias para a execução de aplicativos desenvolvidos com tecnologia e linguagem Java em seu computador.
Atualmente, muitas páginas na internet, jogos online, programas, programas de chat, visualizadores de imagem 3D, entre outros utilizam tecnologia Java, o que torna imprescindível a instalação deste programa em seu computador.
O Java Runtime Environment (JRE) não é um ambiente de desenvolvimento, aqui não estão contidas as ferramentas para tal função. Para isso é necessário ter instalado em seu computador o Java SE Development Kit (JDK).
Mas... o que é o tal do “Java” e por que ele é tão necessário?
A linguagem de programação Java é voltada à orientação a objetos e foi desenvolvida na década de 90 por uma equipe de programadores chefiada por James Gosling, da empresa Sun Microsystems. Diferentemente das linguagens convencionais, que são compiladas para código nativo, a linguagem Java é compilada para um "bytecode" que é executado por uma máquina virtual. A linguagem de programação Java é a linguagem convencional da Plataforma Java, mas não sua única linguagem.
A Máquina virtual Java, do inglês Java Virtual Machine (JVM), é um programa que carrega e executa os aplicativos em Java, convertendo os “bytecodes” em código executável. A JVM é responsável pelo gerenciamento dos aplicativos, à medida que são executados.
Os programas escritos em linguagem Java podem funcionar em qualquer plataforma de hardware e software que possua uma versão da JVM, tornando essas aplicações independentes da plataforma do Sistema Operacional na qual estão operando.
Desde o lançamento da linguagem, em maio de 1995, a plataforma Java foi a mais rapidamente adotada na história da computação. Em 2003 já havia atingido a marca de 4 milhões de desenvolvedores em todo mundo. Hoje é uma referência no mercado de desenvolvimento de software e popularizou-se pelo seu uso na Internet, possuindo seu ambiente de execução presente em web browsers, mainframes, Sistemas Operacionais, celulares, palmtops e cartões inteligentes, entre outros.